37260000965

2084 palavras 9 páginas
MEIO AMBIENTE

Joelma Bedinote Martins Generoso
Mariane Amboni Marcelino
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0277) – Prática do Módulo II
10/06/13

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo explorar um dos temas transversais, propostos pela Proposta Curricular Nacional (PCN), que são os seguintes: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo. No qual será enfatizado o tema Meio Ambiente, destacando os fatores históricos que contribuíram para a atual situação do meio ambiente brasileiro, o que esta sendo feito para sua melhoria, e de que forma podemos contribuir, para a preservação e sua sustentabilidade, para que as gerações futuras possam usufruir dos benefícios ambientais.

Palavras chave: Meio Ambiente. Preservação. Sustentabilidade.

1 INTRODUÇÃO

Em nossa história têm-se a exploração desenfreada do meio ambiente, forma que o homem buscou para obter sua sustentação, seja desmatando, fazendo queimadas, explorando de diversas formas o solo, as árvores, as águas, os animais, enfim a fauna e a flora.

Temos uma grande biodiversidade, e em nosso país, que tem em sua extensão territorial aquela que é chamada de pulmão do mundo, a Floresta Amazônica, berço de diversos animais e plantas, e que até bem pouco tempo era explorada indiscriminadamente, sem qualquer regularização ou controle. Pode-se citar a extração e venda de madeira natural, de forma ilegal, para o fornecimento para as indústrias, e ainda o tráfico de animais exóticos.

E por isso que é de suma importância que seja abordado este tema em sala de aula, para que na formação já se tenha a conscientização da preservação do meio ambiente. Para que gerações futuras possam conviver com a natureza de forma sustentável.

2 TEMAS TRANSVERSAIS

Na Proposta Curricular Nacional (PCN) encontramos os temas transversais que são divididos nos seguintes temas: ética, onde podemos refletir sobre as

Relacionados