372442950116

580 palavras 3 páginas
Denomina-se ecossistema o conjunto das comunidades de uma área específica, levando em consideração os fatores ambientais que constitui um biótopo (local onde vive uma comunidade), como: tipo de solo, intensidade luminosa (temperatura), índice pluviométrico (quantidade de chuva), umidade, salinidade, acidez, turbidez, bem como todas as características próprias de uma localidade.

Os ambientes são diversos, sem limite espacial predeterminado, podendo ser um micro ou um macroecossistema, no entanto, sempre respeitando as relações entre as populações e o comportamento físico-químico do meio.

Isso significa dizer que tanto a população de artrópodes, anelídeos, moluscos e fungos, viventes sob uma folhagem caída no solo de uma floresta (a serrapilheira), submetidos às condições de temperatura e umidade de um micro-ambiente, constituem um microecossistema. Assim como todo o intercâmbio trófico entre as espécies dessa floresta: as bactérias, os fungos, os invertebrados e os vertebrados típicos desse ambiente, também formam um ecossistema, com escala espacial mais abrangente.

As comunidades da fauna marinha e lacustre, da mesma foram integram ecossistemas aquáticos, por exemplo: o conjunto de protozoários, algas, caramujos e peixes de um lago.

No Brasil, os principais ecossistemas são:

A Floresta Amazônica → situada na região norte do país, considerada a maior floresta do planeta. Possui clima equatorial úmido e uma variedade de fisionomias vegetais.

A variedade vegetal da Floresta Amazônica.
A Caatinga → característica da região nordeste do território brasileiro. Possui baixa biodiversidade decorrente do clima semi-árido muito severo com elevado período de seca.

O bioma Caatinga.
O Cerrado → típico da região central do país, apresenta estações climáticas bem definidas (verão chuvoso e inverno seco). Devido a sua localidade, zona de transição (mescla) de outros ecossistemas, o cerrado é considerado um ecótono, principalmente pelos variados tipos

Relacionados