37157 182828 TOPICO2 Amostragem

1427 palavras 6 páginas
TÓPICO 2 Unidade 5 - Amostragem
Entender:
a)Conceitos e símbolos-chaves relativos a amostragem
b) Principais técnicas de amostragem
c) Conceito de distribuição amostral, inferência estatística e erro padrão
d) construção de intervalos de confiança
e) tabela de distribuição t- student e tabela Z na amostragem
f) determinar estatisticamente tamanho de amostra em médias (desvio padrão) e proporções (percentuais)

g) Uso de internet e de computadores na determinação do tamanho amostra

5.1-Introdução:

Uma amostra é qualquer subconjunto não vazio e menor que a população. A parcela do grupo examinada é chamada de amostra, e o grupo todo da qual se extrai é designado como população ou universo.
Entretanto para que possamos fazer inferência para a população, a partir do conhecimento de uma amostra e com base na teoria de probabilidade, é necessário que a amostra tenha sido obtida de acordo com certos critérios.
É necessário de que cada elemento, a amostra tenha sido escolhida ao acaso.

Dada uma população com N elementos, denominados amostragem aleatória(casual ou acidental) simples ao processo de se obter um subconjunto (n < N) elementos dessa população, conduzido de tal forma que cada uma CNn combinações de elementos terá igual probabilidade de ser selecionada.

Está implícito, nessa definição, que a amostragem é feita sem reposição. No caso de amostragem, com reposição raramente usada, devemos considerar que os Nn arranjos com repetição, e não CNn combinações, terão igual probabilidade de serem selecionados.

Nos dois casos, a probabilidade de um elemento a ser escolhido, em qualquer um dos “N” sorteios para construir a amostra é a priori(isto é, antes de iniciada a amostragem),igual a 1/N.

Recorremos ao estudo de amostras, em lugar de estudarmos toda a população, pelas seguintes razões: - Tempo - Recursos disponíveis -

Relacionados