370210480141

565 palavras 3 páginas
As espiroquetas são bactérias em forma de saca-rolhas que tendem a se mover com um movimento ondulante semelhante ao de uma hélice. As principais cepas (espécies) das espiroquetas incluem oTreponema, a Borrelia, a Leptospira e o Spirillu
A leptospirose é um grupo de infecções, incluindo a síndrome de Weil, a icterícia infecciosa causada por espiroquetas e a febre canícola, causadas por bactérias Leptospira. A leptospirose ocorre em muitos animais selvagens e domésticos. Alguns animais atuam como portadores e eliminam a bactéria na urina. Outros adoecem e morrem.
Leptospirose é uma infecção aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos. Esse micro-organismo pode sobreviver indefinidamente nos rins dos animais infectados sem provocar nenhum sintoma e, no meio ambiente, por até seis meses depois de ter sido excretado pela urina.
O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição à água contaminada pelaLeptospira, que penetra no organismo através das mucosas e da pele íntegra ou com pequenos ferimentos, e dissemina-se na corrente sanguínea.
No Brasil, os ratos urbanos (ratazanas, ratos de telhado e camundongos) são os principais transmissores da doença e o número de casos aumenta na estação das chuvas, por causa das enchentes e inundações. Infelizmente, o risco não desaparece depois que o nível das águas baixa, pois a bactéria continua ativa nos resíduos úmidos durante bastante tempo.
Sintomas e Diagnóstico
Geralmente, os sintomas manifestam-se 2 a 20 dias após a infecção pela bactéria Leptospira. Comumente, a doença inicia de modo abrupto com febre, cefaléia, dores musculares intensas e calafrios. Sintomas pulmonares (incluindo a expectoração sanguinolenta) ocorrem em 10 a 15% dos indivíduos infectados. Os episódios de calafrios e febre, a qual freqüentemente atinge 39 °C, continuam

Relacionados