36797660840

3221 palavras 13 páginas
2. Introdução
O bico de Bunsen é um dispositivo usado em química para efectuar aquecimento, até a temperatura de 800°C, através da combustão do gás, de soluções em laboratório. É uma fonte de calor para diversas finalidades, como o aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidros, entre outros. Este queimador, muito usado no qual se vai misturar com o gás que entra atraves do tubo de borracha. Diz-se que a área estéril do bico de bunsen seja de 30 cm. Quando a janela do Bico de Bunsen está fechada,sua chama é igual à de uma vela,pois apenas queima o oxigênio que esta em volta e sua chama fica mais fraca.
Descrição:

Chama: pode variar da cor amarelo-laranja à azul.
Janela de controle da entrada de ar: permite obter diferentes intensidades de chama.

Válvula para controle de gás: a abertura da mesma permite que o gás participe do processo.

Entrada de gás: a mangueira plástica é responsável pelo transporte do combustível.
O bico de Bunsen foi aperfeiçoado por Robert Wilhelm Bunsen, a partir de um dispositivo desenhado por Michael Faraday. Em biologia, especialmente em microbiologia e biologia molecular, é usado para manutenção de condições estéreis aquando da manipulação de microorganismos, DNA, etc.
2.1. Funcionamento
O bico de Bunsen queima em segurança um fluxo contínuo de gás sem haver o risco da chama se propagar pelo tubo até o depósito de gás que o alimenta. Normalmente o bico de Bunsen queima gás natural, ou alternativamente um GPL, tal como propano ou butano, ou uma mistura de ambos. O gás natural é basicamente metano com uma reduzida quantidade de propano e butano, e utiliza como comburente oxigênio do ar atmosférico que em proporção otimizada permite obter uma chama de alto poder energético.
Os diferentes combustíveis que podem ser utilizados para se obter a combustão no Bico de Bunsen estão listados abaixo:
Gás liquefeito de petróleo (GLP): esse é o mais usado, é nosso popular gás de cozinha. Sua composição é de

Relacionados