366273630191

1533 palavras 7 páginas
O Subsistema de Provisão de Recursos Humanos

Como sistemas abertos, as organizações interagem com seus ambientes no sentido de localizar e obter entradas e insumos em forma de materiais, créditos, energia, informação e principalmente, talentos a fim de garantir um suprimento adequado de recursos e competências necessários a sua competitividade e sustentabilidade. Neste aspecto, subsistema de provisão de recursos humanos funciona como a porta de entrada dos talentos que trazem a vida, inteligência, motivação e competências para a organização.
O subsistema de provisão de RH constitui o primeiro dos subsistemas de RH, já que é responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários.
Focalizaremos a organização como um sistema aberto, dentro do qual ingressam vários tipos de recursos (materiais, financeiros, humanos, etc.) e do qual saem produtos ou saídas (produtos, serviços ou informações).
Ambiente Organizacional: Nesse ambiente, a organização coloca os resultados provenientes de suas operações (serviços, informação, etc.), os resíduos dessas operações (refugos de matérias-primas, detritos. etc.), resultados provenientes da aplicação específica de recursos financeiros (lucros, bonificações, etc.), resultados específicos da aplicação de recursos mercadológicos (vendas, promoção, etc.), além, de naturalmente, de certa quantidade de pessoas que se desligam da organização por vários motivos.
Os seguimentos do ambiente organizacional que nos interessam de perto são o mercado de recursos humanos (candidatos) e o mercado de trabalho (outras organizações) que veremos adiante.

Mercado de Trabalho:

É constituído pelas ofertas de trabalho ou emprego oferecidas pelas organizações em um determinado lugar e em determinada época, assim envolve uma dimensão de espaço e de tempo.
O mercado de trabalho pode ser segmentado por setores de atividades ou por categorias (como empresas metalúrgicas, de plásticos, bancos e financeiras, etc.) ou por tamanho

Relacionados