365165040124

357 palavras 2 páginas
CHOQUE NEUROGÊNICO

DEFINIÇÃO
Esse tipo de choque é decorrente de uma lesão medular; levando à perda do tônus simpático, interrompendo o estímulo vasomotor ocasionando intensa vasodilatação periférica e, subsequente, uma diminuição do retorno venoso com queda do débito cardíaco. O choque neurogênico pode ter um curso prolongado (lesão da medula espinhal) ou breve (síncope ou desmaio).

COMO OCORRE NO ORGANISMO? * Pode ser causado por lesões da medula espinhal; * Anestesia espinhal; * Lesão do sistema nervoso; * Efeito depressor de medicamentos; * Uso de drogas; * E ainda estados de hipoglicemia.

FISIOPATOLOGIA
Ocorre uma dilatação arterial e venosa, o que permite um grande volume de sangue acumulado perifericamente, produzindo uma diminuição da resistência vascular periférica (RVP). Inicialmente o débito cardíaco pode estar aumentado devido ao maior esforço do músculo cardíaco para manter a perfusão. O acúmulo de sangue na periferia resulta em menor retorno venoso, que provoca uma diminuição do volume sistólico, o que favorece para a diminuição da pressão arterial ocasionando menor perfusão tecidual.

SINAIS E SINTOMAS * Pele seca e quente; * Hipotensão; * Bradicardia; * Arreflexia (paralisia); * Priapismo (ereção); * Hematoma cervical; * Hipertonia do esfíncter da bexiga; * Alerta, orientado e lucido, mas não tem reflexos.

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM * Imobilizar cuidadosamente o paciente para evitar uma lesão maior na medula; * Observar as funções cardiovasculares e neurológicas do paciente; * Elevar os pés da cama para evitar o acumulo de sangue nas pernas; * Observar sinais de choque em pacientes submetidos a anestesia espinhal ou epidural; * Monitorizar quanto a sinais de sangramento interno; * Prevenir formação de trombos; * Instalar monitor cardíaco; * Avaliar padrão respiratório; * Administrar medicação prescrita ou de acordo com protocolo da

Relacionados