3643432315432

1420 palavras 6 páginas
Implantação de uma política de estoques em empresa de varejo

Empresa investe na implantação de Gestão de Estoques com base em melhores práticas.

O estudo do “case” a seguir não contém o nome ou localização da empresa, para manter o sigilo das informações. Para mais informações, entre em contato com a OMC Consultoria.

Cliente / Indústria
Pequena empresa atuante no varejo de distribuição de produtos e kits de material de escritório e papelaria.

Escopo dos serviços solicitados à OMC Consultoria
O cliente possui instalação de armazenagem para todos os produtos distribuídos local e regionalmente. Com o tempo, o lay out e as localizações já não atendiam ao volume armazenado, então fomos chamados para implantação completa de um novo sistema de gestão de estoques.

Problemas Críticos
No processamento diário das ordens o cliente recebe os pedidos, avalia a situação de pendências do comprador e, uma vez autorizada a venda, ocorre a separação, embalagem e expedição dos itens vendidos. O produto final pode também ser um Kit e, neste caso, os componentes precisam estar em estoque.
Os itens comercializados são produzidos por outras empresas, bem como, as embalagens usadas para despachar as cargas consolidadas.
Ao avaliarmos os processos existentes, notamos que o sistema de controle do serviço aos clientes tinha uma configuração bastante automatizada, permitindo saber de onde vinham e quando ocorriam as ligações, ou se os itens não tinham sido entregues com sucesso.
Por outro lado, notamos que o sistema de controle de estoque era tão arcaico como a forma de baixar e programar as reposições das necessidades. As ordens de reposição seguiam uma forma bem simples, se havia espaço no almoxarifado, comprava-se o volume máximo, porque os descontos oferecidos eram tão atrativos que a opção de comprar menos não era considerada.
Em gestão de estoques, as perguntas básicas são: O que pedir? Quando pedir? Quanto pedir e quanto estocar?
Questionado quanto à sua

Relacionados