3635 9029 1 SM

7130 palavras 29 páginas
Alfa. São Paulo
25:57-67, 1981

A TEORIA LINGÜÍSTICA EM ARISTÓTELES*
Maria Helena de Moura NEVES**
RESUMO:
Como expressão de tudo o que é, a linguagem merece grande alcnção de Aristóteles.
Ele define a natureza do lógos (Política) e examina a sua função em vista de uma concepção ontológica
^Categorias,* e lógica (Da i n t e r p r e t a ç ã o , ) . Dintingue, também, uma função prática da linguagem, e, assim, abre um campo específico para o exame da léxis, a elocução retórica ^Retórica J e poética ^Poética,).
A atenção à léxis põe em evidência o significante, mas fica sempre em primeiro plano a eficiência da comunicação, garantida pelo conveniente uso dos recursos de elocução. UN1TERMOS:

Aristóteles; lógos; léxis; significação;

convenção;

proposição.

tudo das categorias de pensamento, que se colocam em relação problemática com as lingüísticas, desde q u e
Na vasta obra de Aristóteles há uma categorias kategoreín "dizer as coisas", "expor a variedade muito grande de disciplinas a realidade atravésé da linguagem".* cujo estudo o vemos aplicado. Descrevendo desde os corpos físicos até as atividades criadoras (a poíesis) do ser humano,1. A NATUREZA DA L I N G U A G E M ele se move entre quase todas as ciências, HUMANA e em todas elas examina a ousía, vista nas examina o suporte biolósuas várias modalidades, e assim também gico Aristóteles lingüística quando, estuvariadamente expressa. A linguagem é a dandoda osfunção diferentes sentidos e seus órexpressão de tudo o que é, e Aristóteles a gãos, fala da voz como som ouvido. estuda onde quer que apareça, pois é só Já registra que não há umumórgão da fala, através de seu exame que a "realidade"* pois a produção da voz põe em ação órpode ser examinada. gãos já dotados de funções biológicas deNa descrição dos corpos vivos ele terminadas. Não fala ainda, aí, da palachega ao homem, animal que se distingue vra, mas da voz, que não é atributo excludos outros por suas funções intelectivas. sivo do homem, mas de todos os seres

Relacionados

  • Engenharia
    143434 palavras | 574 páginas