363053811139

Páginas: 15 (3680 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Estudo e pesquisa realizado por Fausta Maria Teixeira – Assistente Social

SOCIEDADE CONSUMO: ANÁLISE DE PROPAGANDAS QUE INFLUENCIAM O CONSUMISMO INFANTIL: Desafio para o mundo da Educação

O papel do Educador/Família no Mundo Contemporâneo 1 INTRODUÇÃO
Este estudo e reflexão objetiva a análise das experiências vividas no cotidiano com algumas propagandas infantis veiculadas nos meiostecnológicos de informação, sobretudo, na televisão, considerando algumas mais antigas, assim como outras mais recentes. Procuramos observar e analisar suas relações entre a criança e o consumo por meio da mídia fazendo uso uma pesquisa explicativa. Além de trata do consumismo, entendemos que há propagandas que estimulam precocemente as crianças e adolescentes à erotização,à vaidade, ao egoísmo, à máalimentação. Embora paralelamente conta-se com a existência de lei restritiva à publicidade dirigida ao público infanto-juvenil, os comerciantes e a empresas preferem arriscar sofrerem sanções a deixar de alcançarem seus vultuosos lucros e de promover os seus produtos. Percebe-se ainda, o grande número de denúncias que vem acontecendo para repreender esses comerciais abusivos. A sociedade de consumosempre foi uma expressão utilizada e real, para se referir à sociedade contemporânea. Consumir, seja para a satisfação de "necessidades básicas" e/ou "supérfluas", é uma atividade presente em toda e qualquer sociedade humana. Para alguns autores, a sociedade de consumo é definida por um tipo específico de consumo. Para outros, englobaria características sociológicas, como a presença de moda,sentimento permanente de insaciabilidade. Nas sociedades tradicionais de outrora, a unidade de produção como a de consumo era a família ou o grupo doméstico. As famílias produziam em grande parte para o consumo próprio, sendo a sociedade composta por grupos de status definidos pelas roupas, atividades de lazer, padrões alimentares, dentre outros. Hoje existe uma multiplicidade de grupos, tribos urbanase indivíduos criando as suas próprias modas. Cada um faz as suas próprias escolhas segundo o seu senso estético e conforto. Independentemente da posição social, idade e renda, a pessoa pode ser quem ela escolher. Os produtos similares ou "piratas" permitem que estilos de vida sejam construídos e desconstruídos, lançados ao mercado e utilizados por pessoas cujas rendas certamente não sãocompatíveis com o uso de muitos deles nas suas respectivas versões originais. O estilo de vida na cultura do consumo reflete a individualidade, autoexpressão, estilo pessoal e autoconsciente.

Como a Sociedade de consumo influenciam o consumismo infantil através de propagandas: Uma análise

O Professor e o Mundo Contemporâneo
Houve uma significativa mudança nos padrões de consumo nos últimos anos,perpassando as obrigações consideradas tradicionais, de uma atividade familiar para uma atividade individualista – isso porque se deve ater aos direitos à liberdade de escolha. Aconteceu ainda uma mudança do consumo de um ciclo de vida mais longo do objeto consumido, aferindo nobreza, tradição, status aos donos, passando de geração a geração, a exemplo dos nobres ingleses que consumiam pratarias,objetos de madeiras nobres. Observa-se hoje, acontecendo o contrário, temos o consumo de moda que expressa não ultrapassa gerações e nem retorna, sua temporalidade é de curta duração, pela valorização do novo e do individual.O princípio hoje é o gosto pela novidade. No ponto de vista de alguns autores, a sociedade do consumo é vista de forma negativa, que é uma sociedade materialista, pecuniária, naqual o valor social das pessoas é representado pelo que elas têm e não pelo que elas são. Ao passo que, em uma visão positiva, predomina, nessa sociedade, a autonomia e a soberania do consumidor.

A cultura do consumidor é impessoal no sentido que as mercadorias são produzidas para um mercado de massas e não para indivíduos específicos. Também é universal, pois, em princípio, todos nós somos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!