359026496 Lista de exerc cios Ciclo Krebs Cadeia resp gliconeog e met glicog

793 palavras 4 páginas
Lista de exercícios – Bioquímica – Prof. Aramís

Ciclo de Krebs e Cadeia respiratória / Gliconeogênese e Vias das pentoses / Metabolismo do glicogênio

1 – Em que consiste a respiração celular e quais são seus 3 estágios? Descreva sucintamente o que ocorre nestes estágios.

Processo que envolve o consumo de O2e a produção de CO2;
Estágio 1: Produção de Acetil-CoA(que pode ser proveniente do piruvatoda glicólise);
Estágio 2: Oxidação de Acetil-CoA(pelo ciclo do ácido cítrico);
Estágio 3: Transferência de elétrons e fosforilaçãooxidativa; 2 – Como se dá a conversão de piruvato em acetil-CoA? A molécula do piruvato perde qual grupamento químico durante este processo?

3 – Descreva, de maneira geral, o que ocorre durante o ciclo do ácido cítrico. (dica: sua resposta deve ter as seguintes palavras-chave: oxidação, acetil-CoA, CO2, oxaloacetato, citrato, regenerar, conservação de energia, NADH, FADH2).

4 - Faça um esquema geral do ciclo do ácido cítrico (com todas as reações, enzimas, NADH e FADH2). Destaque dentre estes quais são as reações mais importantes e porque são as mais importantes. Qual o saldo de NADH e FADH2 a cada volta no ciclo?

5 – Quais são os 5 componentes protéicos da cadeia transportadora de elétrons? Durante esta cadeia há a transferência do que de um complexo (ou componente) para outro? Ao mesmo tempo em que isto ocorre o que é bombeado da matriz mitocondrial para o espaço intermembranas?

6 – Ao final da cadeia transportadora de elétrons como a energia se conservou? Explique. (dica: gradiente de prótons).

7 – Durante a fosforilação oxidativa há mais prótons no espaço intermembranas ou na matriz? E durante a síntese de ATP estes prótons retornam de onde para onde? Qual é a enzima que promove a síntese de ATP?

8 – Quantos prótons (H+) são necessários para a síntese de 1 ATP? Logo, se a cada NADH que transfere seus elétrons para a cadeia há o bombeamento de 10 prótons para o espaço intermembranas, quantos ATP são produzidos por NADH? E

Relacionados