356987562

1818 palavras 8 páginas
Postos de Combustível, Segurança, Riscos

AÇÕES PREVENTIVAS
As ações preventivas são representadas pelos aspectos construtivos e pelos procedimentos operacionais, detalhados nos itens 2.6.1.1 a 2.6.1.5.
É importante ressaltar que os aspectos construtivos devem atender ao estabelecido na ABNT/NBR 13786, que determina os processos de proteção e controle necessários conforme a classificação do posto revendedor de combustíveis.
Esta classificação é definida pela análise do ambiente em torno do PRC, numa distância de cem metros a partir do seu perímetro. Identificado o fator de agravamento no ambiente em torno, o PRC é classificado no nível mais alto, independentemente do número de fatores dessa classe.

PISO
O material constituinte do piso das pistas de descarregamento e abastecimento de combustível é um fator importante. Para evitar a transmissão de esforço às tubulações enterradas e possíveis contam inações do solo e água, o material utilizado na construção do piso deve ser impermeável e resistente. O piso deve ter caimento para o sistema de drenagem que deverá estar localizado internamente à projeção da cobertura. Ainda são encontrados pisos não pavimentados ou mesmo construídos com blocos de concreto, asfalto ou paralelepípedos, os quais permitem que, durante as operações de descarregamento ou de abastecimento dos produtos, qualquer vazamento superficial de combustível, se infiltre no solo.

TANQUES E LINHAS
Segundo CETESB (2004), os tanques convencionais de armazenamento de combustível, fabricados com aço-carbono, possuem parede única simples e são sujeitos aos efeitos da corrosão. Os principais fatores que influenciam o processo de corrosão estão relacionados com o pH, a umidade e a salinidade do solo onde os tanques estão enterrados. As corrosões a partir da parte interna dos tanques subterrâneos estão normalmente relacionadas aos componentes do produto comercializado, como é o caso do óleo diesel com altos teores de enxofre,

Relacionados