35677435365

316 palavras 2 páginas
EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

NOME: Gabriela Cristina de Souza
RESENHA: Ainda há perguntas: o que é Pedagogia?, Quem é o pedagogo?, O que deve ser o curso de Pedagogia?.
(José Carlos Libâneo)

Neste texto de Libâneo, ele vem apresentando um ponto de vista explícito sobre a natureza e identidade da pedagogia e o trabalho dos pedagogos, tentando situar a pedagogia como um campo científico e campo profissional . Ele procura esclarecer três perguntas que para nós tinha a mesma resposta: O que é Pedagogia?, O que é o curso de Pedagogia? e Quem é o pedagogo?, que resumidamente tem as seguintes respostas:
Pedagogia antes de tudo é um campo científico não um curso, cuja natureza constitutiva é a teoria e a prática da formação humana.
O curso de Pedagogia desdobra-se em múltiplas especializações profissionais, não se reduz somente a formação de professores e, todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente. O professor está no pedagogo, o pedagogo está no professor, mas cada profissional pede uma formação diferenciada.
O pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes, tendo em vista os objetivos de formação humana, previamente definidos em sua contextualização histórica. Já para nós, os pedagogos são apenas as pessoas que atuam na parte educativa de uma escola, mas temos pedagogos que atuam em nossa vida privada e social, como: nossos pais, parentes, trabalhadores voluntários em partidos políticos, sindicatos, associações, centros de lazer, etc. Com essa conclusão de Libâneo, agora podemos entender que a Pedagogia é um ensinar para as pessoas, os pedagogos não são somente os que atuam nas escolas, e que professores ministram aulas ou cursos em todos os níveis educacionais: educação infantil, educação fundamental, ensino médio e superior.

PIMENTA, S.G.Pedagogia e Pedagogos:

Relacionados