3566685

Páginas: 75 (18720 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014



ÍNDICE


 
Matéria
Pg
1
Aconselhamento Cristão
02
2
Bibliologia
07
3
Eclesiologia
11
4
Ética Cristã
15
5
Hermenêutica
21
6
Homilética
27
7
Liderança Eficaz
35
8
Liturgia
38


A IGREJA E O ACONSELHAMENTO

A fim de ajudar as pessoas, o aconselhamento busca estimular o desenvolvimento da personalidade; ajudar os indivíduos a enfrentarem mais eficazmente osproblemas da vida, os conflitos íntimos e as emoções prejudiciais, prover encorajamento e orientação para aqueles que tenham perdido alguém querido ou estejam sofrendo uma decepção; e para assistir às pessoas cujo padrão de vida lhes cause frustração e infelicidade. Além disto, o conselheiro cristão busca levar o indivíduo a uma relação pessoal com Jesus Cristo e seu alvo é ajudar outros a setornarem, primeiramente, discípulos de Cristo e depois discipularem outros.
Jesus Cristo é certamente o melhor exemplo que possuímos de um maravilhoso conselheiro, cuja personalidade, conhecimento e habilidade capacitaram-nos eficazmente para assistir às pessoas que precisam de ajuda.
De acordo com a Bíblia, os cristãos devem ensinar tudo o que Cristo nos ordenou e ensinou. Isto inclui certamentedoutrinas a respeito de Deus, autoridade, salvação, crescimento, oração, a igreja, o futuro, anjos, demônios e a natureza entre pais e filhos, obediência, relação entre raças, e liberdade tanto para homens como para mulheres. Ele ensinou igualmente sobre assuntos pessoais como sexo, ansiedade, medo, solidão, dúvida, orgulho pecado e desânimo.
Ensinar tudo o que Cristo ensinou, portanto, incluiinstrução na doutrina, mas abrange também ajudar as pessoas a se entenderem melhor com Deus, com o próximo e consigo mesmas. Essas são questões que se referem a todos praticamente. Alguns aprendem através de palestras, sermões ou livros; outros pelo estudo pessoal da Bíblia, ou discussões; outros ainda aprendem através de aconselhamento formal ou informal; e através a maioria de nós tem aprendidomediante uma combinação dos elementos acima.
1. O alvo do aconselhamento - Mostrar às pessoas como ter uma vida abundante (Jo 10:10) e apontar aos indivíduos a vida eterna prometida aos crentes. (Jo 3:16).

a. Auto-compreensão - Compreender a si mesmo é; no geral, o primeiro passo para a cura. Muitos problemas são auto impostos, mas a pessoa que está sendo ajudada talvez não reconheça que assuas percepções são preconceituosas, suas atitudes prejudiciais e seu comportamento autodestrutivo.
b. Comunicação – É bem conhecido que muitos problemas no casamento são relacionados com uma falta de comunicação entre os cônjuges. O mesmo se aplica a outros problemas. As pessoas são incapazes ou não estão dispostas a comunicar-se. O aconselhado precisa aprender a comunicar sentimentos,pensamentos e atitudes, correta e eficazmente.
c. Aprendizado e modificação de comportamento – Quase todo, se não todo o nosso comportamento é aprendido. O aconselhamento, portanto, inclui ajuda no sentido de fazer com que o aconselhado desaprenda o comportamento negativo e aprenda meios mais eficientes de agir. Tal aprendizado vem através da instrução, da imitação de um conselheiro ou outro modelo, e daexperiência e erro. O ajudador deve encorajar a pessoa que está auxiliando a “avançar”, praticando o que aprendeu.

Algumas vezes será também necessário analisar o que houve de errado quando ocorrer um fracasso e recomendar uma nova tentativa por parte do aconselhado.
d. Auto realização – Ajudar o indivíduo aprender a alcançar e manter o seu potencial máximo. Para o cristão, um termo como“Cristo-realização”. Poderia ser substituído, indicando que o alvo na vida se completa em Cristo, desenvolvendo nosso mais elevado potencial mediante o poder do Espírito Santo que nos leva à maturidade espiritual.
e. Apoio – As pessoas com frequência conseguem alcançar cada um dos alvos acima e funcionar eficazmente, salvo em período temporários de tensão ou crise incomuns. Tais pessoas podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!