35374848483838

865 palavras 4 páginas
A disciplina de Filosofia foi elaborada para os professores de ensino médio que atuam com os conteúdos e procedimentos dessa disciplina nas escolas brasileiras.

A formação docente em nosso País ainda se dá, em grande parte, de modo precário, mas a dificuldade em orientar-se na preparação de aulas da disciplina no ensino médio ocorre mesmo entre os professores que tiveram uma boa formação filosófica.

Como despertar o interesse dos jovens? Que conceitos e temas é mais importante destacar? Devemos dar ênfase à história da filosofia ou à discussão temática? O que estudar para preparar as aulas? Diante da vastidão da bibliografia filosófica – que cobre um período de mais de 2.500 anos – que textos selecionar para trabalhar com os alunos? Além da formação básica, é necessário também criar instrumentos para que a presença da Filosofia na escola seja significativa, para estudantes, para docentes e para a comunidade escolar como um todo.

Depois do recente projeto que instituiu a obrigatoriedade da Filosofia no ensino médio, tornou-se urgente a qualificação de profissionais da área. Este curso apresenta uma proposta de orientação e instrumentalização em Filosofia, destacando temas e objetivos que nos parecem mais apropriados para o público-alvo.

Neste módulo, serão propostas questões sobre a relação entre Filosofia e Educação, abordando temas como a filosofia da educação e a educação da filosofia; amar o saber, ensinar e aprender. Abordaremos também temas mais próximos à prática docente no ensino médio, como a discussão básica da abordagem da disciplina – histórica, temática, problemática; a importância da leitura de textos filosóficos; a questão dos modos de avaliação e de produção escolar; diversos modos de atuação do professor de filosofia na escola, além de questões legais relativas ao ensino de filosofia.
Filosofia tem como objetivo orientar e instrumentalizar os professores de ensino médio que lidam com a Filosofia em sala de aula, indicando

Relacionados