35313394860

1078 palavras 5 páginas
EXAME FÍSICO GERAL

O exame físico compreende da entrevista e as técnicas propedêuticas.
Algumas observações são importantes para uma execução favorável. Tais como observar a posição do paciente, solicitar a sua colaboração, estabelecer uma iluminação adequada, respeitar sempre que possível a privacidade do paciente, realizar o exame no sentido CÉFALO – CAUDAL e evitar interrupções durante o exame.
Esse é um conjunto de técnicas e manobras de alguns profissionais da saúde com o intuito de diagnosticar doenças ou problemas de funcionalidade, entre outros. Eles são divididos em 4 etapas que são: (inspeção, palpação, percussão e ausculta
ETAPAS E TÉCNICAS

INSPEÇÃO: Exige a utilização no sentido da visão, tem como objetivos detectar dismorfias, distúrbios do desenvolvimento, lesões cutâneas, presença de cateteres e tubos ou outros dispositivos.

PALPAÇÃO: Obtenção do dado através do tato e da pressão (para as regiões mais profundas do corpo). Identifica modificações na estrutura, espessura, consistência, volume e dureza.

PERCUSSÃO: Através de pequenos golpes, é possível escutar sons. Cada estrutura tem um som característico. Os sons obtidos podem ser: maciço (onde o local tocado é “duro”, pode indicar hemorragia interna ou presença de secreções), timpânico (indica presença de ar), som claro pulmonar (indica presença de ar nos alvéolos).

AUSCULTA: Procedimento que detecta som do organismo, só que diferente da percussão, esse procedimento usa
EXAME DA CABEÇA (INSPEÇÃO)

1º Tamanho do crânio: normocefalia, arredondada e simétrica (alteração normocefalia e microcefalia).
2º Forma do crânio: mesocéfalo, dolicéfalo, branquicéfalo (alteração: fronte “olímpica”).
3º Posição e movimento: desvio (torcicolo – inclinação lateral), e alteração do movimento (tiques paralisia).

SUPERFÍCIE DO COURO CABELUDO (INSPEÇÃO E PALPAÇÃO)

1º Saliência: ( tumores, hematomas), depressões (afundamentos), cicatrizes, lesões e pontos dolorosos.
2º Higiene do couro

Relacionados