352471440116

Páginas: 6 (1479 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
Natura investirá em higiene pessoal para recuperar mercado
Revista Valor online 08/02/2013 11h26
Para recuperar o mercado perdido em 2012, a Natura aposta na inovação no segmento de higiene pessoal. Segundo Alessandro Carlucci, presidente da companhia, a empresa "terá um 'pipeline' de inovação bastante relevante para este ano focado em higiene, mais concentrado a partir do segundo semestre"para a recuperar participação.
Carlucci participa nesta sexta-feira de teleconferência com analistas sobre os resultados do quarto trimestre, quando o lucro da empresa recuou 11%.

De acordo com ele, a empresa perdeu mercado devido a um crescimento "desproporcional" das categorias de desodorantes e xampus, impulsionado por movimentos de empresas que vendem no varejo.
"O varejo tem uma dominânciae continuará a ter nessas categorias", disse. Carlucci afirmou que, nesses produtos de uso diário, a Natura não será líder, mas pretende ser "relevante".

"O sentimento é que neste ano [o mercado] começou um pouco mais lento, um pouco abaixo das nossas expectativas", afirmou.

Colômbia e México

O executivo afirmou também que as operações internacionais da empresa em implantação -- Colômbiae México -- atingiram um tamanho de receita que começa a diluir custos fixos. "É esperado que daqui para frente ganhem rentabilidade", disse.

Segundo Carlucci, o modelo de negócio da empresa demora a gerar resultados após ser implementado, mas, depois de atingir um certo patamar, a rentabilidade aumenta à medida que o faturamento cresce, como ocorreu nas operações internacionais em consolidação- Chile, Argentina e Peru.

"Estamos muito seguros de que os nossos negócios na América Latina vão continuar a crescer e a ganhar rentabilidade nos próximos anos", afirmou Carlucci.

(Adriana Meyge | Valor)

Natura investirá em higiene pessoal para recuperar mercado
11 de março de 2013 | 10h 43
Fernando Scheller, de O Estado de S. Paulo

A Natura se prepara para quebrar em 2013 um tabuque já dura quase quatro décadas: a venda dos seus produtos no varejo. A empresa está fora desse mercado desde 1974, quando decidiu fechar a loja que deu origem à marca para apostar no porta a porta. Essa estratégia será combinada com um projeto mais agressivo para o e-commerce. O avanço vem logo após um movimento de O Boticário que, em 2012, pôs os dois pés no território que sempre foi daNatura: hoje, a empresa curitibana é uma das cinco maiores na venda direta, segundo dados não oficiais.
De acordo com o presidente da Natura, Alessandro Carlucci, a viabilidade da iniciativa de varejo foi testada durante todo o ano passado, com uma loja conceito na Rua Oscar Freire, em São Paulo. "Não faremos uma rede grande, talvez 20 ou 30 lojas nas principais cidades do País", diz Carlucci. Oexecutivo faz questão de afirmar que se trata apenas de mais um canal de vendas. Ele explica que a estratégia de varejo será implantada aos poucos e que a marca não tem intenção de abrir centenas de unidades ao redor do País para concorrer diretamente com outras redes. "As lojas poderão ser usadas pelas consultoras para a realização de eventos. Serão apenas mais um ponto de contato com o consumidor",diz.
Ao testar novos canais de venda, a Natura está muito preocupada em não desagradar sua equipe de 1,5 milhão de revendedoras. Por causa desse receio, a marca mantém uma iniciativa tímida de venda pela internet. Hoje, se quiser comprar um produto da Natura online, o cliente tem de ter muita vontade: é preciso procurar para chegar à plataforma de comércio eletrônico. Cada vez que um consumidor fazcompras pela internet, dizem fontes de mercado, a Natura atribui uma pequena comissão à consultora mais próxima ao CEP informado para entrega.
Agora, o objetivo da empresa é mudar esse quadro e incentivar as consultoras a promover a nova loja virtual. Segundo Carlucci, um projeto piloto de e-commerce está sendo desenvolvido pela Natura desde novembro. Seis mil revendedoras estão ajudando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!