3524535637

421 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO

A importância da Análise Química nos dias atuais é incontestável. Praticamente tudo o que comemos ou usamos foi submetido a pelo menos um tipo de análise durante sua produção.

A escolha da amostra que vai ser analisada é uma etapa muito importante e que influência o resultado a ser obtido. Em muitos casos a escolha da amostra que vai ser submetida a análise química é uma tarefa complicada, envolvendo diversas etapas.

Um exemplo muito claro desse tipo de problema é o caso de uma carga de minério de prata, composta por vários vagões de trem carregados com o minério. O comprador e o vendedor precisam acertar o preço da carga e esse preço vai depender do teor de prata no minério. O químico vai determinar esse teor de prata no minério através de análise química. Cada análise será feita com amostra de no máximo 1 g. Essa pequena amostra entretanto, deve ser representativa de toda a carga de minério. A carga de minério por sua vez é constituída por fragmentos de diversos tamanhos e com composições diferentes. Toda essa diferença deve estar representada na pequena amostra que vai para o laboratório.

Amostragem - é o conjunto de operações que permite chegar a uma pequena porção representativa da composição média do todo, a partir de uma grande quantidade de material.

A amostragem de grandes lotes de materiais envolve três etapas:

Coleta da amostra bruta;

Preparação da amostra de laboratório (Redução da amostra bruta);

Preparação da amostra para análise

1.1 Coleta da amostra bruta

A amostra bruta é a primeira amostra tomada do lote total. Essa amostra bruta deve representar o lote com respeito a composição e a distribuição de tamanhos. A amostra bruta é obtida juntando-se um determinado número de porções do lote, coletadas sistematicamente. O número de porções requeridas é determinado pela precisão da amostragem e pelo nível de homogeneidade do lote.

Estudos teóricos feitos sobre materiais específicos

Relacionados