352215320116

2138 palavras 9 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

O significado da palavra Administração e suas variáveis no decorrer da história
O termo “administração” vem do latim “administratione”, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas, ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: prever, organizar, coordenar, comandar, e controlar. Alem de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.
Cada uma dessas cinco variáveis- tarefas, estruturas, pessoas, ambiente e tecnologia- provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria procurou privilegiar ou enfatizar uma desses cincos variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

Escola de administração sustentada pelas teorias administrativas como soluções pratica e que surgiram no decorrer da história.
Existem três das principais teorias que fazem parte das abordagens prescritivas e normativas: Administração Científica, Teorias clássicas das organizações, e Escola das relações humanas.
Essas teorias são assim classificadas por apresentarem um ponto comum: em maior ou menor grau, revelam elementos de natureza prescritiva e normativa para explicar o funcionamento das organizações. Destacamos também que essas teorias, apesar de serem do século XIX, ainda hoje podem se encontradas em muitas organizações, inclusive algumas de caráter educativo.
a) Teoria da administração científica
A Teoria da administração científica recebeu esta denominação devido ao seu caráter altamente técnico. Enfatizando as tarefas dentro da organização, essa abordagem procurava, ao mesmo tempo, reduzir o desperdício e elevar o índice de produtividade. Taylor, seu fundador, era um engenheiro norte americano que influenciou um número muito grande de seguidores,

Relacionados