352143510175

297 palavras 2 páginas
Unip
Psicologia interacionista
Ariel Pereira Paula
R.A. B69503/0
Turma: PS3Q17
MARTIN, G., PEAR, J. Modificação de Comportamento

O que é e Como fazer? São Paulo: Ed. Roca, 2009, Cap. 1 e2No capitulo 17, o autor explica que os comportamentos podem ser modificados na maior parte das vezes somente pela verbalização tal como para eliciar o medo de uma punição como para um possível reforçamento positivo, no caso da punição, por exemplo, o pai para seu filho:
‘’-Se não parar de bagunçar vai subir para seu quarto! ‘’ esta verbalização poderá eliciar a possível modificação do comportamento do filho de bagunçar; Já no caso do reforçamento se da o seguinte exemplo:
‘’- Se comer toda a verdura vai ganhar sobremesa ‘’ aqui o emissor utilizou de uma maneira menos agressiva e que proporcionara um resultado mais eficaz para alcançar seu objetivo, que no caso o receptor coma as verduras. Usando destas técnicas psicológicas comportamentais podemos desde mudar o comportamento a fazer o individuo adquirir novos comportamentos, utilizando também da punição e das regras, as regras pré-determina o comportamento, algumas regras geram certo desconforto psicológico (punição) que induzem o individuo a não emitir determinada resposta, por exemplo ‘’ Se roubar pagará por seus atos ‘‘, ’’Seja honesto’’ esta subentendido que se roubar causará dor para si sendo preso sofrendo discriminação etc., E assim as regras funcionam, causando no interior de si certo desconforto ou impulsionando para fazer algo para adquirir uma recompensa, ou seja, reforçamento.
Lendo o capitulo 17, aprendi as vantagens e desvantagens da manipulação e modificação do comportamento, concordo no ponto em que o reforçamento positivo pode ser usado tanto como para estimular como para extinguir um comportamento problema, mas discordo do uso da punição, que para chegar ao objetivo (extinguir ou criar comportamentos) aproveita-se do desconforto do afetado.

Relacionados