34q231234556241234

3650 palavras 15 páginas
APOSTILA DE FÍSICA
1o Ano do Ensino Médio
3o e 4o Bimestres – 2013

RELATIVIDADE

E

QUANTIDADE DE MOVIMENTO

PROFa. ELIETY

- As Propriedades Fundamentais do Universo
⋆ Espaço
O espaço é a representação tridimensional de tudo que vemos e de tudo o que acontece. É o espaço que permite que objetos tenham três dimensões: comprimento, largura e altura.

⋆ Tempo
O tempo é a quarta dimensão. Na vida normal, o tempo é uma ferramenta que usamos para medir o progresso dos eventos do espaço. Mas ele é um pouco mais do que isso, é essencial para nossa existência física. Não é possível separar claramente o espaço e o tempo quando os usamos para descrever eventos. Sendo redundante: sem o espaço, o tempo seria inútil para nós e, sem o tempo, o espaço seria igualmente inútil. Essa dependência mútua é conhecida como o Contínuo Espaço-Tempo. Na Relatividade Especial, o espaço-tempo não precisa da noção de um componente temporal universal. O componente temporal para eventos visualizados por pessoas se movimentando umas em relação às outras é diferente.

⋆ Matéria
A definição mais básica de matéria é que ela é qualquer coisa que ocupe espaço. Qualquer objeto que você possa ver, tocar ou mover ao aplicar uma força é matéria.

⋆ Movimento
Diz-se que qualquer coisa que esteja mudando sua posição no espaço está em movimento.

⋆ Massa
A massa tem duas definições igualmente importantes. A primeira é uma definição geral, que a maioria dos alunos do ensino médio aprende, e a outra é uma definição mais técnica utilizada na física.
Geralmente, a massa é definida como a medida de quanta matéria um objeto ou corpo contém, ou seja, o número total de partículas subatômicas (elétrons, prótons e nêutrons) do objeto. Se você multiplicar sua massa pela força da gravidade da Terra, o resultado é igual ao seu peso. Por isso, se o peso do seu corpo muda quando você come ou se exercita, na verdade, o que está mudando é a sua massa. É muito importante entender que a

Relacionados