34612818-3

3801 palavras 16 páginas
OBJETIVOS E ETAPAS DO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO ARZENO

O psicodiagnóstico é um estudo profundo da personalidade, do ponto de vista fundamentalmente clínico.
É importante sabermos claramente qual é o objetivo do psicodiagnóstico que vamos realizar..quando o sujeito chega dizendo que foi mandado por alguém, na verdade NÃO... Pois em algum recanto de si mesmo exite o desejo de fazer a consulta.
Ante de iniciar a conversar, o Psicólogo deve esclarecer “qual é o motivo manifesto” e mais consciente, e depois intuir o motivo latente do inconsciente. Na trazer isso apenas como mera curiosidade e sim como um atendimento para quem precisa.
1º passo: desde o momento da ligação para a consulta até o encontro pessoal, saberemos sua curiosidade, forma de falar no telefone, se está agitado ou não.
2º passo: ocorre nas primeiras entrevistas, tenta-se esclarecer o motivo latente e o motivo manifesto da consulta mostra ( seus pais ou o resto da família).
3º passo: refletir sobre o material colhido anteriormente e sobre as nossas hipóteses iniciais para planejar s passos a serem seguidos e os instrumentos diagnostico a serem utilizados: exemplo hora do jogo individual com cc e adolescentes, entrevistas familiares diagnosticas.
4º passo: realização da estratégia diagnostica planejada.
5º passo: estudo do material acolhido para ter um quaro o mais claro possível sobre o caso em questão.
6º passo: devolução de informação. Podendo ser uma ou várias, geralmente se faz uma por vez.
7º passo: elaboração do informe psicológico, se solicitado.

13/08 leitura do texto OBJETOS E ETAPAS DO PROCESSO PSICODIAGNOSTICO
Falando sobre o processo do psicodiagnóstico em etapas... Colocando os processos a ser seguido.
A primeira etapa a ser colocada é no que é o PSICODIAGNOSTICO, posso ate vir a receber um diagnostico na escola de uma queixa escolar, mas antes eu preciso saber sobre o aluno o modo de funcionamento da pessoa. Eu tenho que estudar a personalidade pra saber com quem eu

Relacionados