345627899

1253 palavras 6 páginas
Extração do ADN de um Kiwi

INTRODUÇÃO

O ADN (ácido desoxirribonucleico) é o suporte universal da informação genética que define as características de cada organismo vivo. A unidade fundamental do ADN é o nucleótido, que resulta da ligação entre uma base azotada (A- adenina, G- Guanina, C- citosina, T- timina), uma pentose (desoxirribose) e um grupo fosfato.

Figura 1- Constituição do ADN

Nas células eucarióticas de plantas, fungos e animais, esta molécula encontra-se no núcleo. A designação dada ao nucleótido encontra-se relacionada com a respectiva base azotada que o compõe.
Dada a posição dos grupos fosfato no polímero, a sua carga negativa (a pH neutro) torna a molécula altamente hidrofílica. Em consequência disto, as moléculas que interagem com o material genético (nomeadamente proteínas) têm em geral cargas positivas necessárias a estabelecerem-se ligações iónicas com o ADN.
A extracção e análise de ADN é uma técnica laboratorial muito utilizada na investigação científica e em diversos estudos forenses (testes de paternidade e identificação de indivíduos).
Os segmentos de ADN que são responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem uma importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
A dupla hélice ADN é estabilizada por pontes de hidrogénio entre as bases presas às duas fitas. As quatro bases são adenina, citosina, guanina e timina.
O objectivo desta actividade experimental era conseguir visualizar o ADN das células vegetais, neste caso do Kiwi. Para tal tínhamos que destruir os tecidos e separar os fragmentos celulares por filtração. A extracção de ADN completa-se adicionando álcool frio, que provoca a sua precipitação.
CÉLULA VEGETAL

A Célula vegetal é, fundamentalmente constituída por:

Cloroplasto: organela formada por duas membranas e por estruturas discóidais internas. É a sede da fotossíntese, pois contém

Relacionados