3454500025

865 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO
O título arbordado, Elementos Sombreadores, mostra os vários tipo de elementos a proporcionar sombra e conforto térmico a uma edificação. Cada tópico fala um pouco sobre cada um desses elementos, seus tipos e funcionalidades apresentados em tabela.

2. ELEMENTOS SOMBREADORES
As janelas podem proporcinar vista para o exterior, conforto, ventilção dos espaços, assim como serem determinantes para eficiência energética de um edifício. Porém as janelas desprotegidas potenciam também largos ganhos em aquecimento do espaço, o que normalmente faz disparar os custos com arrefecimento, nomeadamente relativos a ar condicionado.
O sombreamento pode ser providenciado por elementos natuais ou por elementos contruídos. Alguns elementos deste tipo, como os chamados brise-soleil, podem ainda, além de contribuírem para o sombreamento do espaço, funciona como refletores iluminando o espaço interior cin a luz difusa captada naturalmente.

2.1 – Light Shelf
A Light Shelf, Prateleira ou Bandeja de Luz melhora a distribuição da luz e reduzem o ofuscamento, protegendo contra a radiação solar direta, tem a possibilidade de separar o vidro para a visão (inferior) com baixa transmitância e o vidro para a iluminação (superior) com alta tramitância.
A parte superior da prateleira deve ser branca e não visível em nenhum ponto da sala de modo a evitar o ofuscamento. O teto deve ser liso e claro, de modo a distribuir a luz refletida, sendo sua melhor utilização na fachada norte. A utilização da prateleira de luz pode aumentar em 25% a penetração da iluminação natural.

2.2 – Sheds
Sheds são aberturas zenitais orientada para uma direção, utilizada quando não é possivel obter luz lateral. No Brasil é melhor quando orientada para a face sul
(menos incidência solar direta). Muito utilizada em edifícios industriais e estações de transporte (principalmente ferrovias) hospitais, dentre outros. Caracteriza-se por telhados em forma de dentes de serra.

Relacionados