344483988

569 palavras 3 páginas
Trabalho
Novo acordo ortografico
Matéria
Comunicação e expresão
Prof: Maria zilda

PAÍSES

Proposto pela Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa (CPLP), o acordo pretende uniformizar a ortografia dos oito países falantes do idioma (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste). Juntos, eles somam uma população estimada em 230 milhões de pessoas (sendo 190 milhões só do Brasil). Com o acordo, a língua portuguesa deixará de ser a única com duas ortografias e poderá ser classificada como idioma oficial na Unesco.

Quando começa a vigorar

A presidente Dilma Roussef decidiu prorrogar por mais três anos a entrada em vigor, em caráter definitivo, do novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa. Em decreto publicado ontem no “Diário Oficial”, a presidente determina que o período de transição para implementação das novas regras vai até 31 de dezembro de 2015. O prazo original ia até 31 de dezembro de 2012.Com o novo decreto, as determinações do novo acordo deverão ser seguidas, obrigatoriamente, a partir de 2016. Durante a transição, valem as duas normas ortográficas.

Porque houve a mudança
O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial.
O que mudou no alfabeto
Foi incluído no alfabeto as letras K, W e Y.
AS PRINCIPAIS MUDANÇA
1. Cai o acento agudo nos ditongos abertos ei e oi de palavras paroxítonas: aboia, assembleia, boleia, colmeia, epopeia, heroica, ideia, jiboia, joia, medeia, pinoia. ATENÇÃO: continua nas oxítonas: fiéis, herói, dói, corrói e também no ditongo aberto eu: véu, céu, troféu, mausoléu...

2. O trema está extinto: linguiça, linguística, aguentar, frequência, arguir.

3. Suprime-se o acento circunflexo nas formas verbais: creem, leem, deem, veem e derivados (descreem, releem, desdeem, reveem). O mesmo ocorre com o duplo "o": abençoo, enjoo, voo.

4. Retiram-se

Relacionados