34411 39858 Socioeconomia e Geopolitica

1326 palavras 6 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Pedagogia
Professor: Silvia Natalia Barbosa Back
Nome do estudante:
Data: 18 de setembro de 2015

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
Resposta: Com o avanço do capitalismo e a acelerada transformação no setor produtivo, principalmente industrial, tivemos o estouro da Primeira Revolução Industrial indo desde o fim do século XVIII até o início do século XIX. Neste ponto a Inglaterra surgiu como pioneira e berço desta revolução, se tornado então a maior potência econômica do mundo.
Antes dos EUA se tornar o que é hoje, no tempo das Treze Colônias, eram eles o maior fornecedor de matéria prima que supria as necessidades da Inglaterra, o que na pratica só veio a contribuir na trajetória para a hegemonia britânica. Entretanto alguns anos depois, com a vitória americana e as Treze Colônias e tornando os Estados Unidos da América, a Inglaterra acaba perdendo sua mais rentável fonte de matéria prima barata, porém não sua total hegemonia.
Foi com o início da Primeira Guerra Mundial liderada pela Inglaterra e em território europeu que a mesma começou a sentir os primeiros abalos, justamente porque sua capacidade produtiva ficou comprometida devido à grande devastação territorial causada pela guerra. É neste ponto que os EUA começa a se fortalecer, principalmente economicamente,

Relacionados