34234324324325435435

690 palavras 3 páginas
Teoria Comportamental

Diferente da teoria burocrática adota um posicionamento descritivo e explicativo, bem como critico.
Teoria fundamentada a partir dos trabalhos de Kurt Lewin,Barnard, em 1938,Simon em 1945 e Homans em 1950.
Pirâmide da hierarquia das necessidades humanas e os meios de satisfação nas organizações(teoria de Maslow)
Contribuição de Herzberg, pesquisas indicam fatores que definem o comportamento humano nas organizações, e estão divididas em fatores higiênicos (sentido profilático) e fatores motivacionais.
A Teoria Comportamental contribui para a Ciência de Gestão.
O objetivo da Teoria Comportamental é contribuir para a compreensão de como as pessoas se conduzem nas organizações e como se pode atuar de forma a conciliar interesses pessoais e organizacionais e obter melhores resultados.
Fatores Higiênicos: vida pessoal, salário, condições físicas de trabalho, segurança no cargo,políticas administrativas e empresariais,supervisão técnica,relações interpessoais com colegas e subordinados,supervisão administrativa.

Fatores Motivacionais: staus,reconhecimento,realização,crescimento,progresso,responsabilidade e o trabalho em si.
Aplicabilidade:

Teoria Estruturalista/Burocrática
A teoria Estruturalista mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.baseia-se no conceito de estrutura composto por partes que se interrelacionam.
Teoria inspirada na abordagem de Max Weber, com primeira obra em 1930.
Distinção entre 3 tipos de Sociedades:
Tradicional: patriarcal e patrimonialista (família, clã e sociedade medieval);não racional,conservadora,transmitida por herança e baseada na crença de uma unção Divina;
Carismática: (mística, arbitrária, personalística, grupos revolucionários, partidos políticos, nações e revolução).baseada na influência pessoal,na capacidade de liderança a na aceitação natural pelos subordinados.
Burocrática (legal ou racional):

Relacionados