3423423

2213 palavras 9 páginas
Laboratório de HTTP
Prof. Leonardo Martins Alves
Tradução dos Laboratórios Wireshark disponíveis no material de apoio do
Livro “Kurose, K. Ross. Redes de Computadores e a Internet: uma abordagem top down. 5° edição. Addison-Wesley, Junho 2010”.

Neste laboratório, iremos explorar vários aspectos do protocolo HTTP: a interação básica
GET/resposta, formatos das mensagens HTTP, recuperação de grandes arquivos HTML, recuperação de arquivos HTML com objetos embutidos e HTTP com autenticação e segurança.

1 O HTTP GET
1. Vamos começar nossa exploração do HTTP baixando um arquivo HTML muito simples e pequeno que não contém objetos incorporados. Faça o seguinte:
2. Inicie o seu navegador web.
3. Inicie o software Wireshark, como descrito no laboratório de Introdução (mas ainda não comece a captura de pacotes). Entre com a palavra "http" (apenas as letras, não as aspas) na janela de especificação do filtro de modo que apenas as mensagens HTTP capturadas sejam apresentadas posteriormente na janela de listagem de pacotes. Nós estamos interessados apenas no protocolo
HTTP e não queremos ver a confusão de todos os pacotes capturados.
4. Espere um pouco mais de um minuto (vamos ver por que em breve), e então comece a captura de pacotes Wireshark.
5. Digite o seguinte endereço no seu navegador http://gaia.cs.umass.edu/wireshark-labs/HTTPwireshark-file1.html. Seu navegador deve exibir uma página HTML que possui apenas uma linha. 6. Pare a captura de pacotes.
A janela do Wireshark resultante deve ser semelhante à janela mostrada na Figura 1. Você pode fazer o download de um tracer com a execução dos passos descritos anteriormente1, caso não consiga executar a captura de pacotes no Wireshark em uma conexão real.

1 Faça o download de um arquivo zip no seguinte endereço: http://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~thiago.tavares/disciplinas/redes/fund_redes/wireshark/traces/wireshark-traces.zip Figura 1: Requisição HTTP Simples
O exemplo da Figura 1

Relacionados