341686771294

3263 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

INTRODUÇÃO
O presente estudo foi construído com propósito de mostrar uma capacidade de compreensão sobre o Serviço Social, sua importante missão na sociedade contemporânea, e seu conheci-mento junto às políticas sociais, nos prestando ajuda no entendimento de que a questão social é universal, demonstrando que cada nação tem sua característica, mas que acaba prejudicando grande camada da população mundial.
A política social tem se colocado como uma política social essencial para o “bem estar” dos cidadãos, além de se compor um motivo de reclamar dos mais diferentes movimentos sindicais e sociais. Discutir a política social como política na esfera da sociedade capitalista, é procurar recuperar seus traços de classe social – ou seja, que ela responda, preferencialmente, aos anseios das classes econômicas e políticas influentes.
Esse trabalho faz com que desperte o desejo de conhecer os direitos constitucionais, nos con-duzindo a discutir como a sociedade está tendo, ou seja, colaborando para que o profissional de Serviço Social que esteja por vir, saiba reconhecer o dever social do Bacharel em Serviço Social, cumprindo e assegurando a sua obrigação ético-profissional.

1. Política e Serviço Social
Política denomina-se arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados, aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna), ou assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
O objetivo da política é a busca permanente pelo bem comum (pela justiça e o bom governo, uma sociedade justa e com igualdade civil, etc.), estabelecer os princípios que se mostrem essencialmente à realização de um governo, tanto mais perfeito, quanto seja o desejo de con-duzir o Estado ao cumprimento de suas

Relacionados

  • gandhi
    787 palavras | 4 páginas