340228702/21

387 palavras 2 páginas
PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
UNIVERSIDADE FUMEC
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU
SERGIO AUGUSTO FERNANDES
1 ESCOLHA DO TEMA, HIPÓTESE, OBJETIVOS E METODOLOGIA
A) Tema: Os desafios da implantação do Gerenciamento de Projetos em empresas de engenharia – Uma abordagem atual
B) Problema: Qual o maior desafio na implantação do GP nas empresas de engenharia? Porque existem tantos exemplos negativos e resistência nas organizações para a implantação?
C) Hipótese: A escolha dos profissionais ou mesmo a metodologia utilizada nesse processo de implantação não é adequado à realidade organizacional. Por outro lado, a implantação do gerenciamento de projetos na empresa implica mudança na cultura de toda a organização.
D) Objetivos: Investigar as maiores dificuldades nessa implantação e refletir sobre as condições de suporte ao processo de implantação do GP. Apreender com as lições mal feitas, com os erros mais comuns. Basearmos nos exemplos mal sucedidos para melhor entendimento ao processo de mudança, na implantação do GP, tão necessária à sobrevivência da organização nos dias atuais.
E) Metodologia: Primeiro, no estudo das melhores práticas do PMI aplicadas aos projetos de engenharia. Segundo, na análise de Artigos e trabalhos científicos, que contribuem para uma abordagem mais ampla do assunto. Terceiro, na análise de Cases, para entendimento e reflexão, de forma a contribuir na melhoria do processo de implantação do GP nas empresas de engenharia.
2 LEVANTAMENTO E RASTREAMENTO BIBLIOGRÁFICO
A) Livros:

B) Artigos:
C) Sites:

3 BASE TEÓRICA
4 ROTEIRO DO ARTIGO
INTRODUÇÃO

TOPICO 1
Conceito de projeto de engenharia
Ciclo de vida do projeto
Conceituação e objetivação das 10 áreas de conhecimento conforme PMBOOK

TOPICO 2
Caracterização do projeto de engenharia civil

TOPICO 3
Discorrer sobre as dificuldades de implantação do Gerenciamento de Projetos nas empresas de engenharia e de implementar os projetos na construção

Relacionados