33731 38692 Empreendedorismo

2139 palavras 9 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Empreendedorismo
Curso: Ciências Contábeis
Professor:
Nome do estudante:
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia com atenção o enunciado e responda as questões:
Ao longo da unidade de Empreendedorismo você estudou o quanto a abertura de novos negócios influencia positivamente na economia e o quanto um início bem estruturado e um empreendedor preparado são fatores determinantes para o sucesso do empreendimento.
Diante disso, inicie a realização desta Avaliação a Distância fazendo a leitura do texto que segue e respondendo as questões propostas, com base no material didático e no texto base.
Jorge Paulo Lemann personifica um caso raro, ao menos no Brasil, de simbiose entre o mercado financeiro e a economia real. Lemann soube, como poucos, transpor a ponte entre estes dois continentes, quando não caminhando sobre a fronteira. Difícil dizer, aliás, onde termina o ardiloso financista e começa o arrojado empresário, dono de algumas das maiores marcas corporativas do mundo. As aquisições da Lojas Americanas, em 1982, e da própria Brahma, em 1989, foram forjadas a partir de operações no mercado de capitais.

A trajetória deste carioca de sangue e estilo helvéticos – seus pais, suíços, emigraram da região de Emmental – começa a ganhar forma em 1971. Nesse ano, o talentoso tenista, que chegou a disputar a Copa Davis tanto pelo Brasil quanto pela Suíça, soltou a mão na paralela para marcar seu primeiro grande ponto no mercado financeiro. Jorge Paulo Lemann comprou a Garantia, até então uma acanhada corretora de valores do Rio de Janeiro. A relação bastante próxima com o Goldman Sachs garantiu a Lemann funding para alavancar a instituição. Em determinado

Relacionados