337271 REGRAS PARA CITA C3 87 C3 95ES

2148 palavras 9 páginas
25

3 CITAÇÃO
Pode ser definida como:
"Menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte." (ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002, p. 1).
"As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação e que se revelaram úteis para corroborar as idéias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio." (SEVERINO, 1992 apud
TARGINO, 1994, p. 15).

3.1 Apresentação de citação em documentos
As citações podem aparecer no texto ou em nota de rodapé.
3.1.1 Citação direta
a) definição:
De acordo com a NBR 10520/2002, é a transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Exemplo:
"[...]através da investigação científica o homem não só reconstitui progressivamente o mundo dos objetos, em seu pensamento, como também dá a ele significantes novos e mais próximos à verdade que os objetos contêm.”(BARROS; LEHFELD,
1986, p. 60).

26

b) citações curtas (até 3 linhas) devem ser transcritas entre aspas, incorporadas ao texto, sem destaque tipográfico, com indicação das fontes de onde foram retiradas:
Exemplo:
"A pesquisa bibliográfica é de grande valia e eficácia ao pesquisador porque ela permite obter conhecimentos já catalogados em bibliotecas, editoras, internet, videotecas etc." (BARROS; LEHFELD, 2002, p. 34).
c) citações longas (mais de 3 linhas) devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor (tamanho 10) que a do texto utilizado e sem as aspas: Exemplo:
Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela - saberes socialmente construídos na prática comunitária- mas também, como há mais de trinta anos venho sugerindo discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com os ensinos dos conteúdos. (FREIRE, 1996, p. 33).

d) as supressões em uma citação são indicadas usando-se [...]:
Exemplo:
Para Alves (1987, p. 17), "[...]

Relacionados