33720515800

4299 palavras 18 páginas
2. Referencia Bibliográfica

2.1. Soldagem Subaquática Molhada

A soldagem subaquática pode ser classificada como: a soldagem a seco hiperbárica e a soldagem Wet(molhada). Na soldadura molhada é realizada subaquática, diretamente exposta ao meio ambiente úmido. Na seca soldagem, uma câmara seca é criada perto da área a ser soldada e o soldador faz o trabalho por ficar no interior da câmara (Amit Mukund Joshi - Engenheiro Mecânico Pesquisador Júnior, 2010).
Soldagem hiperbárica é um método no qual a região a ser soldada é envolvida por uma câmara hiperbárica. A câmara, cujo fundo é aberto, acopla-se inicialmente à peça a ser soldada e a água é expulsa através da injeção de um gás especial. Esse método de soldagem subaquática permite obter juntas soldadas com propriedades mecânicas comparáveis às soldas realizadas na pressão atmosférica, desde que os parâmetros de soldagem sejam ajustados à pressão no local do reparo. Como a câmara é aberta na sua parte inferior, a pressão interna é igual à externa, ou seja, igual à pressão da coluna d’água no local da soldagem.

(a) (b)
Figura 1 – Câmara de soldagem a seco para reparos estruturais em membros estruturais que se interceptam (a) e para reparos em tubulações (b).

Soldagem Wet (molhada - SM) é um método no qual a junta a ser soldada está em contato direto com a água. Soldadura molhado indica que é realizada subaquática, diretamente exposta ao meio ambiente húmido. Um eletrodo é especial utilizado e soldagem é realizada manualmente, assim como se faz em aberto soldagem ar. A maior liberdade de movimento faz molhada soldagem o método mais eficaz, eficiente e econômica. Fonte de alimentação de soldadura é localizada na superfície com ligação do mergulhador / soldador através de cabos e mangueira.

Figura 2 - Reparo em estruturas offshore utilizando a soldagem subaquática úmida
Processos como soldagem por fricção e a arco elétrico com arames tubulares

Relacionados