334891770191

2058 palavras 9 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Osasco
Curso de Pedagogia
Cibele Aparecida da Silva RA: 682147826
Iana Santos Henrique RA 6662407241
Monique Rebouças de Freitas RA: 6662408171
Osasco
2014
Cibele Aparecida da Silva
Iana Dos Santos Henrique
Monique Rebouças de Freitas
As muitas facetas da educação
Trabalho de ATPS apresentado à disciplina de Alfabetização e letramento de ensino do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Osasco, sob orientação da Prof.ª Ana Paula Oliveira.
Osasco
Introdução
Busca recuperar a evolução dos conceitos de letramento e alfabetização ao longo das duas últimas décadas, identificando, nesse período, um movimento de progressiva invenção da palavra e do conceito de letramento e concomitante reinvenção da alfabetização, entendida como a perda de especificidade desse processo, o que vem tendo como consequência uma nova modalidade de fracasso escolar: o precário nível de domínio da língua escrita em ciclos ou séries em que esse domínio já deveria ter sido alcançado.
Discutem-se as causas dessa perda de especificidade do processo de alfabetização, e propõe-se uma distinção entre alfabetização e letramento que preserve a peculiaridade de cada um desses processos, ao mesmo tempo em que se afirma sua dissociabilidade e interdependência. Caracteriza-se o momento atual como sendo de tentativas de reinvenção da alfabetização, considerada necessária desde que entendida não como a volta a paradigmas do passado, mas como recuperação da especificidade da alfabetização em suas múltiplas facetas, e sua integração com o processo de letramento.
Aula- tema: O que é alfabetização: método. Alfabetização, língua e preconceito. As muitas facetas da alfabetização. Língua escrita, sociedade e cultura.
A fase da alfabetização se eterniza na vida da criança, pois nesta fase ela esta adquirindo um grande nível de conhecimento, desenvolve habilidades, se insere cada vez mais no mundo. Por isso é muito importante que esse

Relacionados