334654365354

874 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CAMPUS RESENDE

FÍSICA EXPERIMENTAL 1

Grupo
Nome: Luiz Ricardo de Oliveira Ribeiro Matricula: 2012.02.36085-8
Nome: Robson Soares Pacheco Matricula: 2012.01.36320-9

Resende, 25 de novembro de 2013

Experimento Nº3: O equilíbrio de um móvel sobre uma rampa de baixo atrito.

Relatório técnico de dados levantados no estudo de caso realizado em laboratório, para obtenção de nota parcial da Disciplina de Física Experimental 1, do curso de Engenharia de Produção, na Universidade Estácio de Sa, Campus Resende. Prof. Paulo Cesar

Experimento n° 3
O equilíbrio de um móvel sobre uma rampa de baixo atrito. Resumo

Neste experimento iremos analisar os efeitos das forças que atuam em corpo num plano inclinado, a força normal, a decomposição da força peso e sua relação com a inclinação da rampa, relação massa das componentes da força peso com a aceleração gravitacional e montar o DCL (Diagrama de corpo livre) deste sistema.

Introdução

Quando se empurra ou puxa uma força, exerce-se uma força sobre ele. Para se descrever uma força, precisa-se descrever a direção em que ela atua, assim como sua intensidade e sentindo, por ser uma grandeza vetorial. No experimento que realizamospodemos observar os efeitos de forças e suas equilibrantes, continuando os estudos sobre as propriedades do plano inclinado, para compreender a fundo o assunto abordado.

Objetivo

Reconhecer os efeitos da força motora Px e sua equilibrante: tensão, compressão, atrito, etc; os efeitos da componente ortogonal da força peso Py, e sua equilibrante (forca normal N); reconhecer a dependência dePx e Py em função do ângulo de inclinação da rampa, em função da massa envolvida e da aceleração gravitacional no local e construir o diagrama de forças atuantes sobre um corpo DCL.

Materiais utilizados

01 plataforma de ar (gerador de

Relacionados