3333333333333333333

2213 palavras 9 páginas
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA LITERATURA NA FORMAÇÃO HUMANA 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade refletir a respeito da modalidade da língua portuguesa como pressuposto da escolarização da leitura. No qual analisam o processo estabelecidos pelo ensino de textos literários para a formação de leitores. Neste contexto, o objetivo presente trabalho é discutir como tem sido o método aplicado de forma como estão estruturados atualmente. No ensino fundamental a literatura articula-se no sentido que engloba qualquer tipo de texto escrito. Em contraposição, no ensino médio, ensino da literatura limita-se a literatura brasileira. Diante disso propõe que o ensino de literatura na escola deve promover o letramento literário.
De certo que a escola deve ser o ambiente que o aluno fará exploração do texto. Decorrente disso, devemos seguir a sequencia didática básica que deve ser desenvolvida em quatro etapas: Motivação, Introdução, leitura e interpretação. Pois a motivação consiste em preparar o aluno para entrar no texto, no qual o mesmo tem a capacidade de posicionar-se diante de um tema. Já a introdução consiste na apresentação do autor e da obra. Quanto a leitura precisa de acompanhamento, um objetivo á cumprir. Nesse sentido, o professor deve acompanhar o processo de leitura para auxiliá-lo em suas dificuldades. Além de interpretação que se estabelecem em dois momentos interior e exterior. Portanto o professor seguindo as etapas o mesmo sistematiza o seu trabalho oferecendo ao aluno um processo coerente de letramento literário.

2 Importância da leitura e da literatura na formação humana
A formação humana começa primeiramente de uma leitura infantil, pois é com ela que ao decorrer do tempo o indivíduo pode se desenvolver. Com a tecnologia, existem várias outras maneiras de se

Relacionados

  • Fuzzy
    49336 palavras | 198 páginas