332523434233233

379 palavras 2 páginas
Universidade Federal do Maranhão
São Luís, 02 de Março de 2014.
Aluno: Eucicley Vieira de Freitas.
Disciplina: Desenvolvimento do Capital Contemporâneo.
Professor: Frednan.

A importância de Ignácio Rangel à economia

A peculiaridade do Economista Rangel dar-se-á, sobretudo, devido ao mesmo ter o seu próprio estilo de analisar e dar conclusões a respeito de assuntos voltados à economia. Ignácio abstrai particularidades de assuntos de correntes econômicas, criando, portanto seu próprio método. Portanto, pode se inferir que não é fácil incluir o economista em alguma corrente econômica especifica.
A respeito do Trabalho sobre a análise Agrária no Brasil O trabalho de Rangel sobre a questão agrária no Brasil foi o primeiro de um economista moderno a situar a questão agrária como parte da dinâmica dos interesses do capital, comparando a um campo de tensão, em que a alternância dos interesses capitais industriais e dos bancos resulta em variação da mobilidade da propriedade fundiária.
Rangel, também discute a respeito do assunto chamado Inflação, o economista observa como parte dos movimentos de reorganização do capital que procurava se reproduzir na sociedade. Ignácio aborda a respeito de duas etapas de pensamento histórico sobre a inflação no Brasil. A primeira, sobre a reprodução do capital industrial, em busca de liquidez para financiar sua expansão, usando o governo para fortalecer sua posição. A segunda baseou-se nos efeitos cumulativos de programas de obras publicas de lenta maturação, especialmente em obras de infraestruturas e de acumulações de efeitos de custos de sustentar indústrias.

Ainda sobre a inflação, Rangel afirma categoricamente que a inflação tinha outra fonte de aceleração: uma estrutura de mercado cartelizada, que elevava seus lucros espremendo tanto os consumidores finais quanto os produtores, em especial nos bens agrícolas. Como a procura de alimentos é pouco elástica, o aumento de seus preços fazia cair o consumo de outros bens

Relacionados