332353390620

448 palavras 2 páginas
Transformações que aconteceram nas sociedades capitalistas a partir do final do século XIX e início do século XX no pensamento liberal e marxista.
Necessidade de mudanças não surge pelo acaso, elas acontecem quando algo já não esta atendendo as necessidades a que foram idealizadas. Neste caso, as mudanças surgiram a partir das transformações acontecidas nas sociedades capitalistas a partir do final do século XIX e início do século XX no pensamento Liberal e Marxista. E, através dessas transformações é apresentado também a seguir, os quatro níveis de relacionamento do Estado com o Mercado nas relações de caráter econômico e político.
São transformações que aconteceram a partir do século XIX e início do século XX com base nas matrizes Marxistas e Liberal como, por exemplo:
• o direito de se organizarem através de sindicatos e com direito de greve e
• por meio de partidos políticos com o direito de votar e ser votados que ficou conhecido como o reformismo revolucionário.

Com a concentração de mercado em monopólios, cartéis e trustes os marxista formulam a teoria do imperialismo como:
• a formação do capital financeiro monopolista internacional;
• a partilha do mundo entre as grandes superpotências;
• a formação de aristocracia operária; e
• o desenvolvimento desigual.

No Estado liberal - a pressão dos seus intelectuais e o apoio da burguesia que se fortalecia enriquecia-se com o desenvolvimento da indústria. Neste Estado, cabia ao poder público a manutenção da lei e da ordem (Defesa do território,
Distribuir Justiça, Garantir a propriedade, e Administração Pública (Impostos) para que os indivíduos pudessem se dedicar aos seus interesses privados e suas atividades no mercado
A princípio acreditava-se que no modo liberalista o mercado seria uma instituição autorregulável, não precisando da intervenção do Estado.

No Estado Socialista - os valores eram totalmente opostos, o direito à propriedade privada e a liberdade econômica, característicos do

Relacionados