331896460108

12920 palavras 52 páginas
Introdução

O trabalho vem ilustrar o desenvolvimento e os desafios que Índia emerge hoje como potência regional de peso político crescente e que tende a expandir sua influência no cenário internacional, apesar dos problemas econômicos que ainda enfrenta, dos conflitos separatistas na região da Caxemira e do conseqüente estado de beligerância com o Paquistão.País de cultura milenar, após ter sido parceiro comercial e rota de comércio de países europeus, foi objeto de seu imperialismo, permanecendo sob domínio britânico, de que se libertou somente em 1947, por meio da liderança pacífica de Mahatma Ghandi. Após o fim do domínio britânico, a Índia emergiu pela primeira vez em sua história como uma nação unificada. Separou-se dela o Paquistão, dividido em Ocidental e Oriental. A porção oriental tornou-se independente com o nome de Bangladesh em 1971. A separação deu-se por motivo religioso: a região do Paquistão e de Bangladesh têm maioria muçulmana, ao passo que a Índia possui maioria hindu.
A Índia, possui uma grande vantagem: suas universidades são mundialmente respeitadas, é o segundo maior exportador de softwares e tem o maior número absoluto de
PhDs do mundo. Tem feito enormes progressos científicos, principalmente em tecnologia de ponta (espacial, nuclear e biológica). Sua comunidade científica é considerada a terceira do mundo, depois de Rússia e EUA.
Como país não-ocidental, a Índia passa por um período de redefinição de sua posição internacional. Desta forma, poderá se aproximar do Ocidente, por meio do maior intercâmbio econômico ou modernizar-se sem se ocidentalizar, aproximando-se dos países do Sudeste Asiático.
O Brasil é um país que possui muitas características comuns com a Índia. Ambos são países de dimensões continentais e grande população, em desenvolvimento e em fase de abertura econômica; ambos já consolidaram sua democracia; ambos enfrentam problemas de pobreza excessiva e má distribuição de renda; ambos são potências regionais e

Relacionados