32909752678

888 palavras 4 páginas
Planejamento Estratégico: Pensando o Futuro da sua Empresa
Já parou para pensar no planejamento futuro da sua empresa, onde você quer levar a sua empresa daqui a 5 anos ? Conheça os conceitos básicos do planejamento estratégico.



• Email
O Conceito de Planejamento Estratégico Na Administração de Empresas moderna, o conceito de Planejamento Estratégico é um dos instrumentos mais importantes. Planejamento Estratégico consiste em um processo de gerencia contínuo e persistente onde o gestor, ou gestores, responsáveis pela empresa determinam os parâmetros que a companhia deve seguir no curto, médio e longo prazo.
Uma vez estabelecidos os objetivos de médio e longo prazo da empresa, o planejamento estratégico passa também a definir as diretrizes diárias da empresa, buscando e fornecendo aos administradores informações para tomada das melhores decisões.
É preciso se adiantar ao mercado, prever as tendências, uma empresa que não tem planejamento é como uma folha seca solta ao vento: ela se move ao sabor do acaso, não se sabe onde ela pode parar.
Em relação aos administradores, é preciso saber focar os objetivos: Se todo o foco for dado ao planejamento de longo prazo, as questões operacionais vão acabar sendo negligenciadas e a empresa vai perder eficiência, no entanto, se todo o foco for dado ao dia-a-dia da empresa, as questões estratégicas vão acabar sendo negligenciadas e a empresa vai perder o rumo, ficando estagnada. A empresa deve ter um objetivo, deve ter uma razão de ser.
O administrador não deve se tornar uma espécie de bombeiro, apagando “incêndios” toda vez que um novo problema surge, o administrador além de se preocupar em apagar o fogo, deve sempre também buscar as origens dos incêndios.
Estabelecimento do Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico pode ser implementado com base em 4 passos básicos:
1. Definição da Missão Corporativa da Empresa
Dentro do planejamento estratégico, Missão Corporativa pode ser entendida como o a

Relacionados