327973230141

2325 palavras 10 páginas
Introdução à Teoria Geral da Administração
A sociedade é composta por organiza- ções. Todas as atividades relacionadas à produção de bens(produtos) ou prestação de serviços(atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações. Todas as organizações são constituídas por pessoas e por recursos não-humanos. A vida das pessoas depende intimamente das organizações e essas dependem da atividade e do trabalho daquelas.
Na sociedade moderna, as pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham,se divertem, são tratadas e morrem dentro de organizações. As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características diferentes, de estruturas diferentes, de objetivos diferentes. Existem organizações lucrativas(chamadas empresas) e organizações não-lucrativas (como Exército, Igreja, serviços públicos, organizações não-governamentais- ONGs- etc.). A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa.
ATGA trata do estudo da Administração das organizações.
Segundo Katz,3 o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é. Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza. Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado. Para Katz, existem trêstipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.
HABILIDADES TÉCNICAS envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. É o caso de habilidades em contabilidade, em programação de computador, engenharia etc.

Relacionados