3269326926239263

620 palavras 3 páginas
1- Comente sobre a origem das cidades, suas definições e características e o papel do fogo na sua formação.

*A agricultura fixou o homem no espaço e o fogo foi o primeiro elemento que reuniu as pessoas em aglomeração grupos, que tinha função de aquecimento, preparação de alimentos, proteção contra o frio e ataque de animais. Com tempo a chamada acessa passa a ter um significado magico e mantê-la acessa passou a ser dever de todos no grupo, pois a cada pessoa ou família, tende-se a ter um altar dentro de casa onde essa vela teria que estar acessa em memoria de um falecido, que esse tonaria o “deus” dessa família chamado de LARES. Eles acreditavam que as ALMAS os entes queridos ficavam dentro de casa enquanto a vela estava acessa. * Em um devido momento, um LAR ou DEUS FAMILIAR se destaca pelo fato de ajudar na plantação, sendo assim outras famílias passar a orar pelo mesmo LAR OU FOGO, sendo assim esse fogo, gera um primeiro vinculo social, que fez formar mais e mais famílias sendo assim futuramente uma cidade.
* O homem deixa de ser sedentário para cuidar da agricultura, sendo assim cria-se um EXCEDENTE DE PRODUÇÃO AGRICOLA (com isso ele troca os alimentos produzidos por armas, ciências, artesanato), com isso a cidade se torna sede de serviço tornando o centro do trabalhadores tendo assim a relação CAMPO X CIDADE vivendo em oposição porem um sempre precisando do outro.. 2- Defina o conceito de Polis, indicando cada uma de suas partes componentes, suas funções e como cada uma especializa o modo de vida daquela sociedade.

* Polis – cidade grega, politica, a vida material da cidade equivale a sua existência politica. DEMOCRACIA

ACROPOLE – área sagrada dedicada aos templos
ÁGORA – áreas publicas, onde havia democracia, comercio, espaço aberto
ASTU – área particular não era tão importante, pois a vida publica era mais importante que a particular, não é lugar de destaque.
* Polis era todo fechado pois apenas que nasceu em Polis tinha

Relacionados