3242134

370 palavras 2 páginas
1.Introdução
O empreendedorismo está influenciando positivamente, o desenvolvimento econômico dos países. Os empreendedores são pessoas com diferencial que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem. Acredita-se que este movimento irá, cada vez mais, mudar a forma de se fazer negócio no mundo, evidenciando o papel empreendedor como fundamental na sociedade.
Devido ao contexto atual ser propicio para o surgimento de mais empreendedores, a capacitação de pessoas para este ramo, está sendo prioridade em diversos países. Podemos perceber que nos dias de hoje, houve uma crescente preocupação por parte das escolas e universidades que abrangem o tema; por meio de cursos e matérias específicas.
Os Estados Unidos, trata-se do maior exemplo de compromisso nacional com o empreendedorismo, e consequentemente o progresso econômico. Além disto há centenas e iniciativas por parte dos governos locais e de organizações privadas, para encorajar e apoiar o movimento, o governo americano gasta centenas de milhares de dólares anualmente investidos em programas que apoiam o tema em questão.
Como exemplo do que ocorreu em países desenvolvidos, onde os empreendedores são propulsores da economia como os Estados Unidos, é que finalmente o empreendedorismo começa a ter ênfase no Brasil.
No nosso país esse movimento houve evolução na década de 1990, percebemos que existem diversos fatores que talvez expliquem o interesse por esse assunto. No Brasil ocorre preocupação com o nascimento de pequenas empresas duradouras e a necessidade da diminuição, vista nas grandes taxas de mortalidade (+ ou – 18 meses) desses empreendimentos, motivos esses para a popularidade do termo empreendedorismo receber especial atenção por parte do governo e de entidades de classe.
Com o aumento de desemprego nas grandes cidades os ex-funcionários começaram a abrir novos negócios, na maioria das vezes sem experiência no ramo, mesmo que na economia informal devido à grande

Relacionados