32368 37553 1 PB 1

4614 palavras 19 páginas
Rev Saúde Pública 2007;41(Supl. 2):87-93

Regina MelchiorI
Maria Ines Battistella NemesII
Tatianna Meireles Dantas
AlencarII

Desafios da adesão ao tratamento de pessoas vivendo com HIV/Aids no Brasil

Cássia Maria BuchallaIII

Challenges of treatment adherence by people living with HIV/AIDS in Brazil

RESUMO
OBJETIVO: Analisar as dificuldades referentes à adesão ao tratamento de pacientes vivendo com HIV/Aids em terapia anti-retroviral altamente ativa.
MÉTODOS: Pesquisa qualitativa baseada em 34 entrevistas com pacientes em tratamento de diversos serviços ambulatoriais do estado de São Paulo em 19981999. O grupo compreendeu pessoas de diferentes níveis socioeconômicos, sexo, tempo no tratamento e diferentes graus de adesão de acordo com a percepção da equipe de saúde. As entrevistas foram focalizadas na narrativa do paciente sobre sua doença. A análise de conteúdo classificou as dificuldades relacionadas a fatores sociais e do estilo de vida, incluindo o estigma; a crenças acerca do uso da medicação; e diretamente ao uso da medicação.
RESULTADOS: Todos os entrevistados relataram dificuldades relacionadas ao estigma de viver com HIV/Aids. As dificuldades relacionadas ao uso da medicação predominaram entre pacientes com melhor adesão. Pacientes com aderência média apresentaram os três tipos de dificuldade.
CONCLUSÕES: Os fatores sociais e culturais são mais difíceis de serem superados para adesão ao tratamento do que aqueles relacionados a tomar a medicação, o que torna importante o papel desempenhado pelo setor saúde, apoiado por políticas públicas sociais claras. Essas dimensões devem ser enfrentadas não somente no setor saúde, mas também nos âmbitos político e social. I

Departamento de Saúde Coletiva.
Universidade Estadual de Londrina.
Londrina, PR, Brasil

II

Departamento de Medicina Preventiva.
Faculdade de Medicina. Universidade de
São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil

III

Departamento de Epidemiologia. Faculdade de Saúde Pública. USP. São Paulo, SP,

Relacionados