323213

337 palavras 2 páginas
A arte do pensar

O pensar é um processo mental capaz de moldar o que somos e o ambiente em que vivemos. De uma forma geral é através dos pensamentos que se torna possível à descoberta de muitas coisas, já que quando pensamos, instigamos nossa curiosidade, ampliando horizontes.
É complexo saber que um simples ato pode ter tamanha grandeza. Mas se alisarmos bem, sempre trabalhamos nosso pensamento. De uma forma cognitiva, é impossível pararmos de pensar. Até porque o pensamento é um meio de se alcançar desejos e planos.
Se pegarmos a antiguidade, vemos que se não fosse por grandes pensadores não teríamos o mundo de hoje. Como exemplo disso pode-se citar grandes filósofos gregos, como Tales de Mileto, Platão, Aristóteles, e outros diversos. Todos deram uma grande contribuição para a humanidade, através da sua maneira de pensar e de ver as coisas. Podemos firmemente relacionar o pensar e a filosofia, pois estas formam um elo entre si, tornando possível a indagação sobre determinada coisa.
Muitas vezes não concordamos com o pensar do outro, e isso pode gerar conflitos. Mas o pior é quando os pensamentos criam conflitos internos, e como já dizia o poeta Cazuza: "O pensamento é a guerra, a guerra civil do ser.". Por isso temos que tomar cuidado com o que pensamos, pois muitas vezes se pensamos algo negativo tomamos isso para nós.
Na sociedade contemporânea o individuo mostra cada vez mais que perdeu a arte do pensar, isso se deixa explícito quando a máquina substituí o cérebro na realização de tarefas simplórias. E isso reflete negativamente no futuro. A geração coca-cola dos dias atuais perdeu, em sua grande maioria, conhecimento, ao encaixar-se nessa situação.
O fato é que sem o pensar não chegamos a lugar algum, e a escassez de um pensamento inteligente é imensamente preocupante. Nunca podemos deixar de ver que o pensamento é a energia da alma. E sem energia não funcionamos.

Relacionados