32315 37861 Filosofia

827 palavras 4 páginas
1) Como você estudou no livro didático, a Filosofia é um tipo de conhecimento radical, racional, indagador, reflexivo, crítico, que procura compreender a totalidade e que tem entre seus objetos de estudo:
* o "ser" (considerado como as coisas que existem em nosso mundo, inclusive o próprio homem);
* o "conhecimento" (que o próprio homem produz).
No seu cotidiano, certamente você já ouviu algumas destas expressões abaixo. Observe:
* O técnico de futebol - Bem, a filosofia do nosso time é a seguinte...
* Uma pessoa qualquer - Cada um tem a sua filosofia de vida...
* Um político - Quero agora falar da filosofia do meu partido...
Pergunta: você vê semelhanças ou diferenças entre o conceito de Filosofia estudado no livro didático e as expressões populares relativas à filosofia descritas acima? Explique. Desenvolva sua resposta em no mínimo 5 e máximo de 15 linhas. (5,0 pontos)
Sim. A respeito de conceito de filosofia ligado ao livro didático, se perguntasse para dez filósofos, cada um proporá uma resposta diferente para tal, existindo uma diversidade de perspectivas. Sendo as várias concepções sobre o que é filosofia são influenciadas tanto pela diversidade de inúmeros contextos, sócio-político-histórico e cultural, quanto pela rica vivência e experiência de cada filósofo. Nas expressões populares acima envolve diferentes tipos de filosofia, não as descritas no livro didático pelos filósofos citados. A palavra filosofia tem origem grega e é composta por duas outras palavras: ‘philo’ e ‘sophia’. ‘Philo’ significa, basicamente, amizade, amor. ‘Sophia’ significa saber, sabedoria. Significando amor ao saber e o filósofo é aquele que ama o saber. Ela envolve estudo de questões relacionadas à existência, à verdade, ao conhecimento, aos valores morais,à mente, linguagem e valores estéticos.Sendo considerada uma análise racional da existência humana. É um estudo para vida toda, uma prática que dura eternamente. Um filósofo jamais para de buscar respostas e filosofar,

Relacionados