321147

459 palavras 2 páginas
PROJETO: LEITURA E ESCRITA DIGITAL

Josias Alves Freires
Graduado em Letras

APRESENTAÇÃO A leitura e a escrita digital vem ganhando força na sociedade como um todo. No dia a dia, fora da sala de aula, os alunos estão acostumados a produzir, ler e enviar textos nas redes sociais como facebook, myspace, twitter, e também nos correios eletrônicos, como o hotmail, gmail e tantos outros.
Diante disso, este projeto propõe utilizar o prévio conhecimento dos alunos do 8º e 9º ano com as ferramentas da internet, afim de trabalhar a leitura e a escrita de forma prazerosa dando-lhes oportunidade de produzir novos saberes através da leitura e escrita digital.
O projeto será trabalhado durante o primeiro semestre de 2014, no qual os alunos conhecerão os contos de Clarice Lispector, farão leituras e produzirão outros contos a partir dos contos lidos. Dessa forma os discentes conhecerão o editor de texto Writer, do Linux Educacional, no qual digitarão os textos produzidos

DESENVOLVIMENTO
No primeiro momento, deverá ser feito uma leitura prévia, ou seja, será perguntado aos alunos se eles já ouviram falar da escritora Clarice Lispector e se conhecem alguma obra por ela publicada. Em seguida será apresentado aos alunos a biografia da autora e a importância de sua obra no meio literário brasileiro.
A escolha do conto de Clarice Lispector deve ficar a critério do alunos, mas é interessante que o professor os acompanhe para que não haja tergiversação do assunto proposto. Depois que o alunos estiverem familiarizado com as principais características do conto, pode-se começar a produção escrita.
A princípio os alunos produzirão os textos no caderno e em seguida poderão digitá-los. Esse método é importante para que o aluno possa treinar a escrita cursiva sem abrir mão da tecnologia, ou seja, o desafio é encontrar um equilíbrio, evitando assim os extremos. O uso isolado do editor de texto pode ocasionar perda da habilidade da escrita manual dos alunos, e se o

Relacionados

  • Modelo de plano de contas
    10833 palavras | 44 páginas