31783 37124 Estudos Socioculturais

1475 palavras 6 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso: Gestão Financeira
Professor:
Nome do aluno:
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: <http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1925>.Acesso em: 25 fev. 2015. Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0) RESPOSTA:
O Brasil vivenciou fortemente a prática da escravidão durante o período colonial e durante o império, utilizando-se do trabalho escravo como a base de todo o sistema produtivo. Em 1888, foi assinada a Lei Áurea que aboliu a escravidão no território nacional, no entanto, essa prática infelizmente ainda é observada nos dias de hoje no Brasil e em várias partes do mundo. Dados do Ministério do Trabalho mostram que de 1995 a outubro de 2013 mais de 46.000 trabalhadores foram libertados de situações de trabalho forçado no país. Tais dados revelam o avanço que o Brasil obteve no combate ao trabalho escravo e, por outro lado, nos dá uma idéia da dimensão do problema que atinge milhares de trabalhadores, revelando que ainda há muito a ser feito para combater essa prática inaceitável que contraria os princípios basilares do Estado Democrático Brasileiro.
Segundo Karl Max o trabalho escravo é dado como um trabalho alienado, ou seja, o trabalhador tem que estar ali sem reclamar, pois numa sociedade capitalista, ter fonte de renda é essencial. Sendo o trabalho alienado, o

Relacionados

  • 31783 37124 Estudos Socioculturais
    1486 palavras | 6 páginas
  • 31783 37124 Estudos Socioculturais Av Carlos Alberto Jales
    1925 palavras | 8 páginas