317714810132

1654 palavras 7 páginas
Minorias Sociais: crianças e adolescentes

1. Por que crianças e adolescentes podem ser considerados minoria social?

Crianças e adolescentes são considerados como grupo minoritário porque estão expostos a várias formas de exclusões e desigualdades sociais.
Assim como acontece com as demais, as minorias sociais só existem porque são inferiorizados, sofrendo discriminação por outros grupos e indivíduos.
Situações de violência, fome, maus tratos, abuso e muitos outros desrespeitam os direitos já constituídos, gerando assim uma superexposição de nossas crianças a uma alta vulnerabilidade. Com toda essa vulnerabilidade a responsabilidade de proteção não fica só a cargo da família. Se a família não for capaz de gerar um ambiente sadio, cabe aos órgãos competentes buscar fazer valer os direitos dessa criança e ou adolescente.

2. Quais as principais formas de discriminação e violência contra crianças e adolescentes abordados no vídeo? Quais fatores que as influenciam?

O vídeo nos mostra que as situações vividas por crianças e adolescentes são, geralmente, influenciadas pela falta de estrutura material a qual estão submetidos. Para muitos, o trabalho na infância é a única forma de tentar minimizar os problemas de miséria diária de sua família, mesmo que para isso sua formação escolar seja prejudicada. Esse abandono escolar liga diretamente a criança/adolescente a perca de seu direito a infância, causando a violação de direitos e perda da cidadania.

3. Fazer uma reflexão sobre o papel do assistente social diante das situações adversas que podem ser vivenciadas por crianças e adolescentes.

As desigualdades sociais já não são mais desculpas para explicar as diversas situações de risco em que vivem nossas crianças e adolescentes. Situações essas, que estimulam a marginalização e a exclusão, propiciando a perda de seus dos direitos mais básicos. Estes eventos pairam, principalmente, sobre os eventos de extrema de vulnerabilidade social, evidenciada

Relacionados