317217510183

617 palavras 3 páginas
Vivemos em sociedade e cada vez mais os nossos valores são questionados, existe a pluralidade cultural e são cobrados das escolas que formem alunos com tolerância para as diferenças e para a diversidade. Para as escolas tem sido dada a missão de problematizar a realidade que vivemos e encontrar meio de neutralizar o preconceito e as diferenças, valorizando as diversas culturas. Mais importante ainda é a importância do professor como um transformador que seja capaz de indicar caminhos para o aluno saber lidar com as diversidades de culturas, sendo um desafio para todas as escolas.
Um ambiente escolar favorável parte da premissa de uma formação acadêmica de excelência de seus gestores e docentes, que podem impulsionar um dialogo mais aberto e reflexivo com os alunos.
Escolas com professores que criam projetos em sala de aula que aguçam a curiosidade e estimulam o autoconhecimento, criem diálogos e pratiquem o questionamento fazendo uma constante discussão em sala de aula onde alunos vão argumentar criar, mudar suas ideais e começam a contribuir com as ideias dos demais, que façam a ver o outro de maneira igual resolvendo conflitos através de dialogo e acolhendo o outro, isso favorece o pensamento de que há diferentes maneiras de interagirem.

Por um período de tempo achou-se que os problemas com diferenças culturais e raciais começavam no ingresso ao trabalho, para depois perceberem que o inicio do problema com preconceitos começavam bem antes, lá no inicio da vida escolar, onde a trajetória escolar era marcada pela cor e pela raça. Com isso vemos que a resposta para os problemas raciais e culturais no ambiente escolar teria que ser buscada principalmente no ambiente escolar
Poucos foram os estudos que se propõe a observar as relações entre aluno e professor, e aluno e agentes educativos, onde há uma grande discriminação com verbetes dizendo que favelado só vai a escola para comer, que não adianta chamar a família pois a família é pior que o aluno entre

Relacionados